Trabalhar em equipe
“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”. – Ayrton Senna
A percepção que Ayrton Senna teve ao falar esta frase, foi muito ampla e deixou claro que todos os envolvidos no processo são muito importantes e que ele terminava o trabalho que foi iniciado por uma equipe enorme de pessoas, e desta forma todos vencem.
Essa característica no esporte é muito clara, cada atleta tem sua função e sabe o que deve fazer e no momento que deve fazer, e fazem com muita maestria e perfeição, por este motivo que toda a equipe vence.
Uma equipe é formada por vários profissionais que se complementam através de várias competências e sempre seguem o direcionamento do seu líder.
No âmbito profissional trabalhar em equipe é algo que parece simples do ponto de vista de que um grupo de pessoas irão desempenhar atividades distintas, onde todos terão um objetivo comum para alcançar.
Importante lembrar que é um grupo de pessoas, e estas por sua vez possuem crenças e valores muitas vezes diferentes um dos outros e também as opiniões podem conflitar para chegar ao objetivo comum.
Segue 3 dicas importante sobre como trabalhar em equipe:
Respeitar a opinião do outro
Será que vale a pena pensar em certo ou errado? Ou seria melhor pensar em feedback e que os fracassos podem ser superados.
Deste ponto de vista, cada pessoa tem visão diferente sobre as situações.
O que muitas vezes pode parecer errado ou sem sentido para alguém, mas para outras pessoas pode ser que tenha total sentido.
Valorizar o trabalho do outro
Valorize o trabalho de todas as pessoas da sua equipe. Pense que de alguma forma ela soma nos resultados da equipe, mesmo se essa pessoa não te ajuda diretamente.
Compartilhar o conhecimento
Um tabu que vem sendo desmistificado desde o início da era do conhecimento.
Tudo o que uma pessoa sabe pode ser aprendido, claro que a experiência é um ponto importante no ambiente corporativo.
Se precisar de alguma informação rápida e precisa ser na hora, saber do que se trata é melhor do que perder um tempo para pesquisar, mas diferente do que muitos profissionais pensam: “não vou ensinar pois um dia essa pessoa pode ocupar meu lugar”.
Muito pelo contrário, se ensinar essa pessoa vai lhe sobrar mais tempo para outras atividades.
Lembre-se da frase: O que eu posso fazer por você?
Espero que faça sentido para você.
Fico por aqui, precisando de algo conte comigo!
Coach Sandro Ferrari