Bento Augusto é idealizador do Instituto Você, há mais de 20 anos vem ajudando pessoas por intermédio dos cursos e treinamentos ministrados pelo Instituto Você. 

Olá Bento! Fiz o Treinamento Você em Jaraguá do Sul, e eu tinha dois sonhos: conhecer Bento Augusto, fundador e diretor do Instituto Você e fazer um curso ministrado por ele. Sonhos que foram realizados em 2014.

Hoje, pouco mais de três anos depois, tenho a satisfação de dizer que faço parte da equipe deste nome que é uma referência na Programação Neurolinguística e que tenho a honra de entrevistar hoje, já que este espaço é destinado a histórias de pessoas que fazem a diferença na vida de outras pessoas e que tiveram grande superação na vida.

Sandro Ferrari – Bento Augusto, fale um pouco sobre a sua história de superação.

Bento Augusto – Nasci e fui criado em fazenda. A cada final de semana, eu estava em um lugar diferente fazendo prova de laço com meu pai, que era um dos coordenadores da FAPIJA – Feira Agropecuária de Jacareí, cidade vizinha à São José dos Campos (SP).

Depois de um dia de feira, por volta das 16h, voltando pela rodovia Presidente Dutra, um caminhão saiu da mão da direita indo para mão da esquerda.

Neste momento, meu pai estava ultrapassando, quando bateu. A caminhonete em que estávamos eu, meu primo e meu pai, rodopiou e caímos a uns 30 metros de altura. Meu primo, eu consegui tirar da caminhonete. Procurei por meu pai e não achei, me lembro que eu estava muito machucado.

SF – E depois Bento o que aconteceu?

BA – Logo depois fui socorrido e levado ao hospital, onde liguei para minha mãe na fazenda. Expliquei a situação, falei que achava que meu primo havia morrido e que não tinha encontrado meu pai.

Depois, de madrugada, meus amigos vieram me buscar no hospital e me levaram para a fazenda. No caminho, falaram que meu pai havia morrido. Então, fui ao velório, onde me despedi do meu pai e do meu primo.

Lembro que saí do velório e fui à cozinha tomar um café. Vi um jornal que tinha como manchete a foto do acidente e a notícia falava que meu pai morreu dentro da caminhonete.

Neste momento, me veio um sentimento de culpa, e aquilo ficou funcionando como um disco arranhado na minha cabeça. Depois disso, entrei em depressão. Foram vários dias chorando, fiquei triste, muito mal mesmo. São as famosas âncoras negativas como chamamos na PNL (Programação Neurolinguística).

SF – Bento o que você fez para sair desta situação?

BA – Certa vez, uma ex-namorada me levou para descansar em um hotel fazenda. Era para ser um presente.  Chegando lá descobri que não era um descanso e sim um curso de renascimento. E, durante um dos exercícios, pude perceber aquele pensamento que estava desorganizado, aquele disco arranhado.

Pude organizar minha mente e ali, naquele momento, ressignifiquei a culpa que eu sentia com o acidente do meu pai. E não só isso. Também descobri minha missão e pude perceber que muitas pessoas têm dificuldades para lidar com várias questões, assim como eu tinha.

SF – Como surgiu o treinamento VOCÊ?

BA – Depois do que aconteceu comigo, passei a estudar profundamente a PNL. Em 1996, em São José dos Campos, criei um treinamento chamado VOCÊ. Afinal, você entra neste treinamento com a sua história, com seus aprendizados. Me lembro que a primeira turma contou com 13 participantes.

SF – Bento, o que te motivou a criar o treinamento VOCÊ?

BA – Justamente para ajudar as pessoas, pois eu sei o que é estar em dificuldade. Sei o quanto é doloroso, quanto é difícil uma pessoa sair do buraco onde ela mesma entrou.

Bento Augusto

SF – Quantas pessoas já passaram pelo Instituto Você até hoje?

BA – Tranquilamente, mais de um milhão de pessoas em mais de 5 mil cursos e treinamentos.

SF – Olhando para trás Bento Augusto, você imaginava que o Instituto Você chegaria onde chegou?

BA – Não. Eu não criei pensando nisso. Tudo foi acontecendo e eu acredito muito naquilo que você faz com amor, com carinho — e quando você faz com paixão — cresce. Porque sua atenção está ali, seu foco também.

SF – Eu venho acompanhando os últimos 4 anos do Instituto Você. Em 2014, fiz todos os treinamentos disponíveis na grade. Além da PNL, o Instituto Você está trabalhando fortemente com coaching e, em 2017, iniciou o curso de PNL & Constelação. O que você pode nos falar sobre isso?

BA – Nós estamos em constante evolução e o curso PNL & Constelação veio como um projeto realmente novo para o mercado. Que fala a língua das pessoas e possibilita uma organização de um sistema maior.

Este curso foi desenvolvido com o master coach alemão Bernd Isert. Infelizmente, o Bernd faleceu em janeiro do ano passado, no entanto, e eu fiquei com essa responsabilidade de levar, além da minha mensagem, a do Bernd também. Isso é novo, toca, renova e organiza. Tem o poder de deixar as pessoas mais leves e felizes.

SF – Bento, grato pela entrevista. Em relação ao treinamento VOCÊ pode deixar uma mensagem para quem ainda não fez?

BA – Quanto mais eu olho pra mim, mais eu sei de mim mesmo. E mais oportunidades eu tenho de ser melhor, de me organizar para poder avançar. Se dê o presente para ser e fazer diferente.

O treinamento VOCÊ é um encontro seu com você mesmo.

É a oportunidade de se fortalecer em suas dificuldades e aplicar aquilo que já é bom, tornando muito melhor. O treinamento VOCÊ é uma caminhada de encontro ao autoconhecimento que você faz pela sua história.

”Seu Mundo Muda Quando Você Muda”. Bento Augusto

Publicado por

Sandro Ferrari

Coach, Consultor e Pesquisador. Mestre em Administração.Especialista no desenvolvimento de líderes. Minha missão é desenvolver profissionais para que gerem melhores resultados.