Você tem foco no trabalho?

Ouço há muito tempo a frase “Onde está seu foco, está seu resultado”.

Mas você, sabe onde está seu foco? O que é ter foco?

Se você não tem o foco e o nível de concentração que gostaria no seu trabalho, talvez tenha alguma coisa da sua vida pessoal que esteja te atrapalhando, pois é muito comum algo da vida pessoal interferir na profissional.

Foco é a atenção que se dá para uma única tarefa ao mesmo tempo.

Confira algumas dicas para você fazer sua própria autoavaliação e iniciar um processo para resolver esse problema.

Avalie-se

O primeiro passo para gerar uma mudança é identificar a causa do problema. Pode ser fadiga, algum problema em casa, vício em redes sociais, entre outros, mas entender a causa é o ponto inicial para resolver a questão.

Planeje-se

Um segundo passo é o planejamento do dia, da semana, do mês e até do ano. Definir bem suas tarefas é importante para ter controle de todas as suas atividades. Caso tenha dificuldade com seu planejamento, sugiro meu artigo com dicas sobre o assunto.

Fique um pouco off-line

Um outro ponto importante é trabalhar off-line. Faça um teste: trabalhe 4 horas off-line e depois 4 horas on-line, então, meça sua produtividade. Muitas das interrupções do trabalho vem de e-mails pessoais, redes sociais, celulares etc.

Priorize

Outra dica é separar as tarefas importantes das urgentes e desta forma dar prioridade a cada tarefa e, quando possível, faça primeiro as tarefas menores, pois cada vez que concluir uma tarefa, terá a sensação de ganhar uma recompensa.

Faça intervalos e permita-se relaxar

Uma última dica são os intervalos, que também são importantes. Eles servem para você descansar e acessar suas redes sociais, relaxar e, principalmente, desfocar. Muitas pessoas que chegam mais cedo que seu horário normal, trabalham ao meio-dia e, após o expediente, acreditam que o seu rendimento é superior, mas nem sempre acontece isso, pois o excesso de trabalho pode tirar sua atenção.

A satisfação pela profissão também interfere no foco no trabalho.

Uma grande parcela dos profissionais afirmam ter satisfação com a vida profissional, porém, muitas vezes, essa satisfação está apenas ligada ao salário que recebe, e o verdadeiro prazer pela atividade exercida acaba ficando em segundo plano.

Se você gosta do seu emprego, da empresa, mas não gosta da atividade que exerce, isso também afeta o seu rendimento e dificulta sua capacidade de se focar.

Se você deseja ter mais foco no trabalho, eu posso auxiliá-lo através do coaching, pois por meio de técnicas e ferramentas, podemos identificar o que tira seu foco, e vou te ajudar no planejamento do que precisa, levando você para um estado de realização.

Veja os depoimentos de várias pessoas que fizeram trabalho comigo.

Fico por aqui, precisando de algo, conte comigo.

Grande abraço!

Coach Sandro Ferrari

Publicado por

Sandro Ferrari

Sandro Ferrari

Consultor, Coach e Pesquisador.Especialista no desenvolvimento de líderes. Minha missão é desenvolver profissionais para que gerem melhores resultados.