Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. Esse quadro de ansiedade vem acompanhado por sintomas de tensão, em que o foco de perigo antecipado pode ser interno ou externo.

O que me leva a falar sobre este tema é que muitas pessoas de uma forma ou outra são ansiosas e outras pessoas muito ansiosas. Sofrem antecipadamente, roem unhas, comem todo o chocolate que veem pela frente, passam a noite em claro, entre muitas outra coisas.

Quem nunca sentiu ansiedade? Esse é um sentimento normal do ser humano, mas, torna-se preocupante quando começa a interferir na vida pessoal e profissional.

Sentir ansiedade faz parte da vida da maioria das pessoas, principalmente na vida agitada das cidades, trânsito, filas, cobrança, desafios no trabalho. Como já se fala muito há tempo do “estresse da vida moderna”, a ansiedade vem de mãos dadas com esse estresse.

8 dicas para controlar a ansiedade

 

Mulher segurando quadro negro com a frase "Sofrer por antecipação é sofrer duas vezes sempre".

A pessoa ansiosa tem preocupações com situações e fatos que ainda não aconteceram e talvez nem aconteçam.

Confira 8 dicas para amenizar a ansiedade:

  1. Quando alguém te contar algo, ouça com calma até o final para falar algo ou tomar alguma decisão. Não se precipite;
  2. Na hora do desespero e de muita ansiedade feche os olhos, respire fundo pelo nariz e solte o ar pela boca por três vezes. Controle pensando em algo que te deixa muito feliz;
  3. Identifique o que te causa ansiedade e se afaste. Reflita se realmente precisa disso perto de você;
  4. Tenha um hobby que te dá prazer, pois ocupar a mente com algo prazeroso é fundamental para controlar a ansiedade;
  5. Pratique esportes! Estudos revelam que praticar exercícios físicos eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer;
  6. Viva um dia de cada vez, viva o presente, não sofra com acontecimentos que podem ocorrer no futuro. Deixe pra resolver quando (e se) eles acontecerem;
  7. Pense positivo! Pense que sempre tudo vai dar certo e se algo ocorreu de forma diferente de como gostaria, aprenda a enxergar essas situações como algo positivo;
  8. Frequente ambientes positivos e procure relacionar-se e estar com pessoas calmas e positivas, pois os ambientes que frequentamos influenciam em nosso comportamento.

Gostou dessas dicas? Confira muitas outras em minha fanpage no Facebook. 😉

Publicado por

Sandro Ferrari

Sandro Ferrari

Coach, Consultor e Pesquisador.Especialista no desenvolvimento de líderes. Minha missão é desenvolver profissionais para que gerem melhores resultados.