A Avaliação Comportamental tem ajudado muitos líderes com objetivo de trazer a percepção mais apurada sobre seus comportamentos, principalmente quando objetivo é estruturar uma linha de desenvolvimento.
A frase do Peter Drucker considerado o pai da Administração Moderna, ainda continua sendo muito poderosa: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelo seu comportamento”.
Especialistas apontam que o comportamento é algo muito importante e primordial para o trabalho. A grande maioria das empresas ainda dedica mais tempo desenvolvendo habilidades técnicas em seus funcionários e poucas empresas percebem se estes estão realmente na área que possuem mais inclinação.
Avaliação comportamental através da Metodologia DISC
Deste a antiguidade, o homem busca uma compreensão mais estruturada do comportamento humano, seja através de reflexões, de observações mais ou menos empíricas e mais recentemente, através de pesquisas mais embasadas cientificamente.
No início dos anos 20, o psicólogo americano William Mouton Marston desenvolveu uma teoria para explicar as respostas comportamentais das pessoas.
Desta forma conhecer nossos comportamentos é dar de cara, sem nenhuma máscara, com o nosso temperamento, responsável pela definição de nossa individualidade.
Marston desenvolveu uma maneira de medir os quatro fatores comportamentais importantes segundo seu estudo.
Os fatores são: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
Em 1928, Marston publicou suas descobertas em um livro chamado “As emoções das pessoas Normais” que é utilizado em pesquisas e referenciado até hoje. O Estudo do autor é a base de meus trabalhos comportamentais com líderes.
Como são os fatores DISC
A metodologia DISC estabelece a existência de quatro fatores comportamentais, que depende da intensidade de cada um, define a essência de cada pessoa. Todas as pessoas possuem todos os fatores, com graus diferentes de intensidade.
Pessoas com este perfil alto, são altamente dominantes, independentes, motivadas para ter sucesso e geralmente conseguem fazer as coisas ao seu modo. No entanto, assim como nos outros fatores, os indivíduos podem usar características de forma muito intensa, tornando-as negativas, como, por exemplo, podem ter gênio forte e serem agressivos sob certas condições.
Este é o fator do controle e da assertividade; indica como o indivíduo age mediante a desafios. Essas pessoas são rápidas e ousadas em suas estratégias. Competitivas, tem muito foco e são voltadas para os resultados. São rápidas nas decisões e fazem de tudo para alcançar seus objetivos, mesmo que apareçam desafios. Raramente desistem de seus objetivos, e por este motivo muitas vezes conseguem tudo o que querem.
As pessoas com este fator comportamental mais elevado são mais abertas, amigáveis, extrovertidas e muito sociáveis em relação as pessoas. Essas pessoas de forma geral têm necessidades de estar com outras pessoas e grande facilidade em se comunicar e desenvolvem boas relações, embora não sejam muito realistas. O mais difícil para pessoas deste perfil comportamental é aceitar a rejeição. Tem necessidade de interagir com as pessoas que a cercam e gostam de ser o centro das atenções.
É o fator dos relacionamentos pessoais e comunicação. Pessoas com Influência elevada são sociáveis e desenvolvem boas relações, embora não sejam muito realistas e preferem a harmonia entre as pessoas, para isso buscam a compreensão.
Este fator tem relação com a paciência e lealdade; indica a reação diante de mudanças. Pessoas com Estabilidade alta são metódicas, demonstram interesse em uma conversa e são constantes. Mas têm dificuldades em aceitar mudanças e cedem com mais facilidade.
Geralmente as pessoas de estabilidade alta demostram simpatia de lealdade com aqueles que os cercam. São pessoas que possuem um poder de concentração que lhes permite desenvolver tarefas com muito foco. São resistentes a mudanças e por natureza são mais passivos. Trabalham melhor quando recebem instruções claras e apoio e, muito por este motivo, evitam conflitos.
Este é o fator do detalhe e dos fatos; mostra o modo de lidar com regras e procedimentos. As Pessoas com alta Conformidade são analíticas e críticas, podendo ser pessimistas e defensivas. São pessoas que não gostam de ser pressionadas e tendem a ser evasivos quando confrontados com problemas.
Em situações de extrema dificuldade tendem a menosprezar os problemas ou adiar as decisões. Sempre buscam a certeza dos fatos. Tendem a pesquisar o passado, analisar o presente e projetar o futuro, muito detalhista e perfeccionista.
Qual é a importância da Avaliação Comportamental para Líderes
Quando fazemos o que gostamos e mais do que isso, quando trazemos resultados sobre aquilo que fazemos é algo que nos deixa muito satisfeitos e isso ocorre em qualquer área não só na liderança.
Saber como é e ter a compreensão do perfil comportamental, traz para o líder uma clareza sobre suas tendências comportamentais em relação ao cargo que está ocupando.
Fazer uma avaliação comportamental é uma forma de saber onde o líder se encontra em relação aquilo que busca.
Há quanto tempo você busca ter melhores resultados profissionais na área que você está, seja de liderança ou não?
Já dizia Albert Einstein que – “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual.” Então, quer resultados diferentes? Faça algo diferente. Para isso, conte comigo.
Conheça 8 Motivos para fazer sua avaliação comportamental
Coach Sandro Ferrari
Fonte: MARSTON, WILLIAM MOULTON. As emoções da pessoas normais. Editora Success for You, 2016.