Neste artigo vou falar de Coach de Vida que pode ser Coaching Pessoal ou ainda Life Coach, mas o que é Coaching?

Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de trabalho profissional em que um treinador (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

Portanto o Coach de Vida, abrange a melhora da vida como um todo.

O coaching é um processo de desenvolvimento de descobertas do próprio coachee voltado para a sua realidade e seu futuro.

Através de minha experiência, eu como Coach, tenho o papel de utilizar os recursos e desenvolver as capacidades do coachee em buscar suas próprias respostas para as mais diversas questões e situações, acelerando desta forma o processo de desenvolvimento, seja qual for a área.

Eu já fiz muitos processos de Coaching de Carreira, e trabalho fortemente com Coaching Profissional, pois para ter realização na vida profissional, é necessário ter competências profissionais que dão suporte para um desempenho que gere resultados desejados.

Mas e a vida pessoal como fica?

Sabe aquelas pessoas que não tem uma direção que gostariam de ter na vida?

Talvez você esteja passando por isso.

Quero te convidar a fazer um rápido exercício: Em uma escala de 0 a 10, faça uma avaliação para os seguintes itens, onde 0 é nada e 10 é o máximo que pode ter nesta fase de sua vida:

life coach

Caso 4 itens ou mais tenham recebido nota inferior a 6, você consegue perceber que existe um desequilíbrio nestas áreas de sua vida.

E o que você faz com isso?

Você já teve a sensação de estar estagnado. Sim?

Se sim, você tem que ler meu artigo Coaching e a Pista de Skate.

Foi importante trazer essas percepções para fazer mais sentido com o que eu quero com este artigo.

O foco hoje é outro e vou falar um pouco sobre como funciona o trabalho de um Coaching Pessoal ou Coach de Vida (Life Coach).

É normal muitas vezes em um processo de Coaching Profissional trabalhar questões sobre a vida pessoal do cliente, neste caso trabalhamos questões isoladas.

O Coach de Vida trabalha com ferramentas que auxiliam na conquista de resultados com mais efetividade e simplicidade. Questões sobre relacionamentos, esporte, saúde e satisfação pessoal, os temas são diversos neste processo de desenvolvimento pessoal, onde é focando no aprimoramento de competências, encontrando e percebendo soluções capazes de alcançar os objetivos almejados.

Quando eu inicio um trabalho, todo o foco deste é voltado para o que o cliente quer: auxílio para reavaliar ou formular seu planejamento de vida, em busca da realização de seus objetivos pessoais.

É comum quando nos desenvolvemos pessoalmente trabalhar também o âmbito profissional do cliente, pois tudo está interligado.

Sabemos que devemos ter equilíbrio e satisfação em todas as áreas de nossa vida, para viver com mais leveza e conseguir o que queremos.

Uma das características do processo de Coach de Vida é o trabalho que você mesmo irá realizar. Reconhecer suas capacidades, sonhos, criar metas, receber feedbacks e verificar as grandes conquistas em sua vida.

11 Resultados esperados no Coach de Vida:
  • Ter uma visão atraente do futuro;
  • Resolver conflitos a respeito de uma mudança desejada;
  • Aprender a criar metas bem formuladas;
  • Alinhar metas a um propósito de vida;
  • Aumentar e desenvolver competências;
  • Aprender a acreditar em si mesmo e em sua capacidade de gerar soluções;
  • Desfrutar de uma comunicação intrapessoal mais fluente;
  • Aprender a enxergar eventos e situações desagradáveis de uma nova forma;
  • Encontrar fontes de motivação contínuas;
  • Remover barreiras mentais e aprender a reenquadrar crenças limitantes;
  • Aprimorar atitudes comportamentais.

Já ouvi muitas pessoas falando que a vida é dura, que tem que acordar muito cedo e ir dormir muito tarde, que as coisas não caem do céu. Mas o que motiva as pessoas que pensam desta forma?

Sem objetivos, sem metas, sem sonhos.

Querer realizar um sonho te faz criar metas. Quando você está no controle de sua vida, quer sonhar cada vez mais, criando novas metas e quer tornar possível a realização delas.

A percepção de futuro, estado desejado, é algo muito trabalhado no processo de Coaching de vida. O estado desejado é a realização de suas metas.

Muitas vezes é difícil saber a onde se quer chegar. Necessitamos de auxílio para aprimorar nossos recursos para aí então alcançar todas as metas e objetivos.

Você tem a sensação que sua vida está estacionada?

E não tem a direção que gostaria de ter em sua vida e muito menos não obtém os resultados que deseja?

Então o Coach de Vida é para você!

Venha fazer uma sessão experimental e se surpreender com seus próprios resultados.

Fico por aqui, precisando de algo conte comigo!

Coach Sandro Ferrari

Publicado por

Sandro Ferrari

Sandro Ferrari

Coach, Consultor e Pesquisador.Especialista no desenvolvimento de líderes. Minha missão é desenvolver profissionais para que gerem melhores resultados.