Em meu último artigo fiz uma abordagem sobre que faculdade fazer e mencionei que desenvolvi uma ferramenta única, baseada nas áreas de conhecimento do CNPq. Muitos jovens acadêmicos, e até mesmo alguns pais me chamaram para tirar dúvidas sobre o que seria o CNPq e qual relação com meu trabalho.

Esses questionamentos me fizeram escrever este artigo para falar mais sobre o que é Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) – que atualmente é chamado de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – sendo este um órgão público que tem o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil.

Eu sou pesquisador, escritor, treinador, coach e ajudo várias pessoas a se desenvolverem, nas mais diversas questões. A forma como o CNPq foi criado e como apresenta suas áreas de conhecimento, em minha opinião, é muito organizada. Na maioria das vezes o jovem vestibulando se identifica com uma das áreas, e em casos raros por duas ou mais áreas.

Como o Método Aprovado utiliza a ferramenta baseada nas áreas de conhecimento do CNPq

Jovem de cabelo comprido estudando com caderno e canetaPensando nisso, e utilizando meus conhecimentos no coaching, eu criei o Método Aprovado, que tem como base inicial trabalhar com o vestibulando o curso superior que os pais desejam que ele faça e o curso que o próprio vestibulando tem interesse.as, há uma terceira questão muito importante, que é o curso superior em que o vestibulando tem mais afinidade, e na maioria das vezes nem ele mesmo sabe qual é.

Sabe aquelas pessoas que iniciam uma faculdade por que os pais queriam ou porque ele mesmo queria muito e, no meio do curso, este é trancado e o universitário vai para outro curso? Você conhece pessoas que passaram por isso?

Pois é, eu imagino que sim, eu conheço muitas pessoas. Justamente por isso, na hora da escolha do curso superior o que menos foi levado em consideração foi a área de conhecimento que o vestibulando tem mais afinidade.

O CNPq tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Como mencionei, eu sou pesquisador, e o acadêmico que quer ter um diferencial ao logo do curso superior e na sua carreira também tende a ser pesquisador, principalmente se futuramente este almeja uma MBA, mestrado ou doutorado.

Quer saber mais? Conheça agora mesmo o Método Aprovado.

Fico por aqui, precisando de algo conte comigo!

Publicado por

Sandro Ferrari

Sandro Ferrari

Coach, Consultor e Pesquisador. Mestre em Administração.Especialista no desenvolvimento de líderes. Minha missão é desenvolver profissionais para que gerem melhores resultados.