Normalmente sou convidado para falar sobre coaching vocacional, minha carreira, formação acadêmica e atividades profissionais que desenvolvo. Isto me motivou a fazer uma pergunta que talvez muitos dos jovens devem se questionar: que faculdade fazer?

Será que existe uma resposta exata para esta pergunta?

A resposta ideal seria dizer a você qual faculdade fazer para ser um profissional bem-sucedido no futuro. Contudo, na prática não é bem assim.

Mas, não se desespere! Existem situações que podem indicar a decisão que mais se adapta ao seu perfil.

Um Coaching vocacional pode te ajudar nessa decisão

Coaching Vocacional

A escolha por um curso superior pode ocorrer devido a inserção do jovem no mercado de trabalho, normalmente com foco em uma promoção e crescimento na empresa. Em outros casos, filhos de profissionais liberais optam por estudar determinado curso a fim de seguir a mesma carreira dos pais, ou porque os pais desejam que eles sigam suas mesmas carreiras.

Estes são alguns exemplos de pessoas que sabem, conhecem e possuem uma expectativa em relação ao que vão estudar e encontrar na vida acadêmica. Porém, algumas dúvidas ainda podem se apresentar na hora de escolher um curso. Também há aqueles que terminaram ou estão finalizando o Ensino Médio e ainda não fazem ideia de qual curso escolher.

Uma sugestão importante, antes de escolher um curso superior por impulso procurar se informar sobre as profissões existentes e principalmente por aquelas que têm mais afinidade com você.

Além disso, muitas universidades abrem suas portas para apresentar seus cursos, o que pode ser de grande ajuda na hora da decisão, já que o contato com a universidade e profissionais do ramo auxilia no esclarecimento de muitas dúvidas.

Também é importante analisar seus interesses e aptidões, o custo/benefício, descartando cursos que não lhe agradam até restarem duas ou três possibilidades. Um Coaching vocacional pode te ajudar nessa decisão.

Lembre-se: o prazer pela profissão é de extrema importância. Gostar do que faz e sentir paixão pela profissão deve ser seu estímulo para se tornar um profissional de sucesso.

Quer saber mais? Conheça mais sobre o Método Aprovado.

Fico por aqui, precisando de algo conte comigo!

Coach Sandro Ferrari

Publicado por

Sandro Ferrari

Sandro Ferrari

Coach, Consultor e Pesquisador.Especialista no desenvolvimento de líderes. Minha missão é desenvolver profissionais para que gerem melhores resultados.