Geralmente as empresas fazem a pesquisa de clima organizacional para obter informações com o principal objetivo de saber a satisfação dos funcionários. Outro objetivo é medir a temperatura do clima e desta forma identificar questões de insatisfação.

É o momento de dar voz para todos os funcionários para que falem aquilo que estão sentindo em relação a empresa, suas lideranças e outros departamentos que muitas vezes podem estar comprometendo o desempenho e os resultados.

Existem várias formas de fazer uma pesquisa de clima organizacional, prevendo toda empresa em uma pesquisa quantitativa através de questionários.

Ou pesquisa qualitativa através de entrevistas ou grupo focal. As pesquisas qualitativas são mais efetivas pois trazem profundidade sobre o que se está investigando.

O importante é sempre garantir o anonimato dos funcionários envolvidos na pesquisa de clima organizacional.

A avaliação de clima organizacional é uma maneira simples e muito eficiente de envolver todos os funcionários em um único só objetivo.

E neste caso, temos em foco a melhoria do ambiente de trabalho e as relações entre pares, líderes e liderados. Pois será possível após a avaliação planejar ações juntamente com todos os envolvidos para melhoria contínua da organização.

pesquisa de clima organizacional

A Pesquisa de Clima Organizacional é o ponto de partida

Avaliar o clima de satisfação da organização é o ponto de partida.

Somente a avaliação trará poucos benefícios para a organização, simplesmente pelo motivo de que medir o clima através de avaliações e informações de como o clima se encontra atualmente, possibilitará a descoberta de várias questões a serem resolvidas. E em grande escala não trazendo soluções para essas mesmas questões.

O mais importante é o pós avaliação da pesquisa de clima organizacional, onde são tomadas ações pontuais que irão melhorar a satisfação dos funcionários e promover o engajamento.

Avaliar o clima é parte do processo, talvez o mais importante. Pois o dono do negócio quer saber quais ações precisam ser tomadas após a avaliação.

Ter indicadores para medir se as ações tomadas estão sendo efetivas ou não. Por este motivo é importante realizar a avaliação de clima periodicamente, para perceber a melhora e a relação com as ações tomadas.

Espero que faça sentido para você.

O que acha de levar nossa metodologia de pesquisa de clima organizacional na sua empresa?

Se sim ou quer mais informações clique aqui para entrar em contato.

Fico por aqui, precisando de algo, conte comigo.

Coach Sandro Ferrari

Publicado por

Sandro Ferrari

Sandro Ferrari

Coach, Consultor e Pesquisador.Especialista no desenvolvimento de líderes. Minha missão é desenvolver profissionais para que gerem melhores resultados.