Delegar tarefas ou delegar é uma expressão muito utilizada, de fácil compreensão para líderes em diversos níveis de hierarquias.

Muitas vezes pouco utilizada no sentido real de seu significado.

Outro dia escrevi um artigo sobre como separar as tarefas urgentes das importantes, que trouxe dicas para quem deseja se organizar no trabalho, mas não está em posição de delegar tarefas.

Delegar vai além de passar a responsabilidade de uma determinada tarefa ou função para outra pessoa.

Exige prática, paciência e muita percepção para com o outro.

Para delegar com êxito, primeiramente é necessário saber exatamente qual é a tarefa e ter em mente qual resultado se deseja no final. Além disso, a pessoa para qual estará delegando precisa ter total entendimento sobre o que se espera quanto à tarefa a ser realizada.

É importante também que esta pessoa tenha uma percepção apurada do ambiente e da tarefa. Pois erros de percurso podem ocorrer e, se acontecerem, deverão ser contornados com maestria, como faria a pessoa que delegou a execução.

Mas, como delegar tarefas?

Listo abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar a responder esta pergunta:

DelegarTarefas

Tenha claro para você o que deseja e qual resultado espera na hora de delegar tarefas

Saber exatamente o que deseja e qual resultado espera é fundamental para passar as informações na hora de delegar, pois se nem você sabe exatamente o que deseja, como poderá delegar para alguém e cobrar depois?

Identifique se as pessoas estão preparadas

Certifique-se que a pessoa que vai receber uma função, seja ela qual for, está preparada para executar determinada atividade. Caso não esteja preparada, é importante treinar antes de delegar.

Tenha uma comunicação assertiva

Para que as tarefas tenham o êxito que você espera, como se fosse você que estivesse executando. É muito importante se ater na comunicação. Lembrando que a responsabilidade de uma comunicação é do emissor, que deve sempre checar se a pessoa que recebeu a atividade entendeu o que precisa ser feito. Também é importante mostrar claramente qual resultado que você espera com a realização desta tarefa.

Feedback no final da conclusão das tarefas

Sempre procure obter e dar feedback na conclusão das tarefas. Esqueça o certo ou errado e lembre-se do feedback, pois desta forma poderá construir uma melhoria contínua no processo todo.

Já dizia a escritora Mônicka Christi “administrar com sabedoria é delegar autoridade e dividir responsabilidades”.

Pense sobre isso.

Espero que faça sentido para você.

Conheça o Método Attlantis para Líderes e desenvolva sua liderança.

Fico por aqui, precisando de algo, conte comigo.

Coach Sandro Ferrari

Publicado por

Sandro Ferrari

Sandro Ferrari

Coach, Consultor e Pesquisador.Especialista no desenvolvimento de líderes. Minha missão é desenvolver profissionais para que gerem melhores resultados.