Estou aqui hoje para falar de liderança colaborativa. No sentido em que o líder e seus liderados trabalham colaborando, um com os outros, para o bem comum da organização a que pertencem.
Já publiquei muitos artigos para líderes, o foco hoje é o liderado.
Quando menciono o termo liderança colaborativa, eu imagino uma organização onde líder e liderados vestem a mesma camisa.
Fazendo uma metáfora, estes estão no mesmo barco, barco a remo.
Os liderados remando cada um com seu remo e o líder também com seu remo, usa este como leme para ajustar a direção, ou seja: todos iguais no mesmo ambiente trabalhando em funções distintas para alcançar um objetivo comum.
O líder usa o remo como leme e muda a direção no momento que é pertinente mudar. Porque este tem informações que os liderados não têm.
Muitos liderados julgam seu líder, suas atitudes e ações, mas não sabem quais realmente foram as razões para tais decisões.
Empatia para liderança colaborativa
Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro para então compreender as suas atitudes. É saber se conectar com o outro para gerar confiança.
Quando um líder gera empatia, isso quer dizer que este líder tem a capacidade de se colocar no lugar de seu liderado e ter a percepção das questões como os liderados percebem.
E a recíproca também deve acontecer.
O liderado deve gerar empatia com seu líder, se colocar no lugar dele para entender por qual motivo fez determinada ação ou tomou determinada decisão.
Julgar é fácil, mas quando o liderado também se torna uma pessoa empática no sentido de se colocar no lugar do seu líder, os julgamentos tendem a diminuir, pois entenderá que o líder muitas vezes faz o melhor que pode com os recursos que têm.
E você que pouco concorda com as ações do seu líder. Julga o tempo todo. É resistente mesmo se colocando no lugar dele, te convido a conversar com seu líder, pois esse é o caminho.
Vai adiantar sabotar? Sacanear? Fazer corpo mole?
Não! Não mesmo.
Isso só vai afastar você de seu líder.
Tenho certeza que você sai de casa todos os dias para aprender e contribuir.
Eu ainda acredito que a grande maioria das pessoas pensa em crescer em suas carreiras, ou você não pensa?
Feedback para liderança colaborativa
Da mesma forma como seu líder deve fazer o papel dele, você deve fazer o seu papel. Converse com seu líder, trabalhe com feedback.
O propósito e a intenção do feedback é possibilitar e permitir que você identifique situações nas outras pessoas e em você mesmo e, faça algo para mudar mostrando para a outra pessoa essas questões.
A ideia aqui é mesmo dialogar, assim como você poderá a qualquer momento trabalhar com os feedbacks como seu líder, o mesmo ele fará com você.
E você enquanto liderado acolhe feedbacks?
As pessoas são inspiradas e motivadas por feedback positivo. Mas pontos a melhorar nem sempre são fácies de receber, muito pelo motivo que esta prática é pouco comum ou porque é feito de forma destrutiva, ou seja, é usando o método de crítica ao invés de feedback.
Quando recebemos feedbacks e acolhemos, isto nos dá mais consciência daquilo que fazemos e de como o fazemos. Eu considero essa prática um presente, pois como saber o que melhorar se não sabemos o que melhorar?
Quando seu líder te der um feedback é importante ouvir, prestar muita atenção em todas as informações que está te passando.
Conseguirá absorver melhor a mensagem se estiver concentrado ouvindo e compreendendo.
É muito normal querer se defender quando estiver recebendo o feedback, mas simplesmente acolha, você não precisa explicar nada. Acolha.
Você não faz ideia como seu líder está contribuindo para seu desenvolvimento.
Faz sentido? Já pensou sobre?
Eu desenvolvo Líderes através do Método Attlantis.
Fico por aqui, precisando de algo conte comigo.
Coach Sandro Ferrari