Relacionamento Líder e Liderado.

Eu tive meu primeiro emprego aos 15 anos e, naquela época, ouvia as pessoas mais velhas falando um ditado muito conhecido: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Isto me deixava muito preocupado e com medo de fazer algo errado e ser demitido. Raramente, falava com meu chefe e o mesmo acontecia com meus colegas de trabalho.

O tempo foi passando e fui percebendo que essa relação antiga entre chefe e empregado era arcaica. Eu mesmo tive cargos de liderança em empresas que trabalhei e sempre buscava fazer uma gestão colaborativa, pois a liderança autocrática do manda quem pode, obedece quem tem juízo já não cabia mais.

Hoje, trabalho com desenvolvimento de líderes e profissionais das mais diversas áreas e todos, pelo que percebo, buscam de uma forma geral ter uma relação mais colaborativa, na qual a relação entre o líder e liderado é mais dinâmica.

Claro que um grupo de pessoas de forma organizacional precisa de um líder e, hoje, essa relação é diferente: os liderados participam de forma ativa das decisões e, quando um departamento bate a meta ou ganha algum prêmio, todos ganham e não somente o líder. Existe espaço para o desenvolvimento e as pessoas são reconhecidas.

Líder e Liderado

Líder e Liderado

O novo modelo de Líder e Liderado trabalha muito com feedback. Nesse sentido, o certo e errado na questão de melhoria é pouco importante. O feedback é o mais importante. Se errou vem as perguntas:

Qual foi o aprendizado?

O que vai fazer com isso?

Quais serão os caminhos a seguir para que o erro não ocorra novamente?

E se acertou, da mesma forma:

Tem algo que pode ser melhorado para ter resultados melhores da próxima vez?

O respeito mútuo na relação entre Líder e Liderado, bem como em qualquer relacionamento, é de suma importância. Saber exatamente qual é o papel de cada um, quais são suas obrigações e responsabilidades.

Uma boa dica para o Líder é: fale menos e ouça mais.

Ouça seus liderados. Na maioria das vezes, eles mesmos tem a solução para os problemas que acontecem no departamento.

Uma dica para o liderado é: acima de tudo, faça seu trabalho.

Você foi contratado para uma função específica, portanto, deve focar, concentrar-se nele e, quando tiver um problema ou uma ideia para melhorar um processo, procure seu líder.

Juntos, ambos devem encontrar a melhor solução para resolver a questão e colocar a ideia em prática.

Espero que faça sentido para você.

Fico por aqui, precisando de algo conte comigo.

Coach Sandro Ferrari

Publicado por

Sandro Ferrari

Coach, Consultor e Pesquisador. Mestre em Administração.Especialista no desenvolvimento de líderes. Minha missão é desenvolver profissionais para que gerem melhores resultados.