Tarefas urgentes e importantes, você sabe diferenciar?

Algumas pessoas iniciam seu dia de trabalho com um planejamento claro do que desejam, com várias tarefas a serem realizadas, mas muitas vezes, ainda possuem dificuldades de diferenciar as atividades importantes das atividades urgentes.

Saber identificar o nível de prioridade das tarefas diárias é importantíssimo para o sucesso profissional. E você, sabe o que determina quando um assunto é urgente?

Urgente implica em necessidade de atenção imediata, ou seja, parar o que está fazendo e dar prioridade a outra tarefa, situação ou pessoa. Mas quem está exigindo atenção imediata? Como a tarefa em questão se relaciona com os seus objetivos a serem atingidos?

Como identificar as Tarefas urgentes e importantes

Assuntos urgentes podem ser importantes, mas não necessariamente. Veja algumas situações possíveis de assuntos importantes e urgentes.

  • Importante e urgente: Atender a ligação do seu maior cliente, principalmente em um momento que sua empresa está passando por uma fase complicada e dependendo das negociações poderá perdê-lo.
  • Importante mas não urgente: Planejamento estratégico para os próximos quatro anos.
  • Urgente mas não importante: A maioria dos telefonemas.
  • Nem importante e nem urgente: Conversas paralelas sobre assuntos externos.

É fácil de visualizar que assuntos meramente urgentes, sendo que estes podem surgir de modo muito rápido e ter pouco vínculo com objetivos específicos, deverão sempre ter prioridade sobre os assuntos importantes, que são os assuntos que levam tempo.

Assim, a atenção ficará concentrada no que realmente é importante.

Uma boa administração do tempo é provavelmente o fator mais importante na administração de si mesmo e das tarefas executadas.

Administração do tempo está totalmente relacionada com autoliderança e um Líder que faz isso com mastreia, consegue trabalhar essas questões com seus liderados.

Para identificar que tarefa realizar primeiro, basta relacionar a atividade a ser executada e a matriz do gerenciamento do tempo pode te ajudar nesta questão:

Tarefas urgentes e importantes

Devemos sempre resolver as tarefas urgentes, pois desta forma nos sobrará mais tempo para nos dedicarmos as tarefas importantes.

Parece difícil, mas não é! 😉

Que tal contar com minha ajuda para desenvolver a sua competência de organização profissional? Entre em contato comigo.

Fico por aqui, precisando de algo.

Conte comigo.

Coach Sandro Ferrari

Publicado por

Sandro Ferrari

Sandro Ferrari

Coach, Consultor e Pesquisador.Especialista no desenvolvimento de líderes. Minha missão é desenvolver profissionais para que gerem melhores resultados.