Treinar antes de delegar?

Sim.

Apesar de muitos líderes pouco concordarem com a afirmação, essa é a mais pura realidade.

Antes de delegar, é importante treinar, preparar as pessoas para suas funções. Quando o líder delega alguma tarefa este terceiriza a tarefa, mas continua sendo responsável juntamente com o liderado pela mesma.

O Líder que não treina ou desenvolve sua equipe, nada está contribuindo para o crescimento profissional de seus liderados e muito menos contribuindo para seu crescimento.

Delegar Tarefas é uma expressão muito utilizada nos dias de hoje, de fácil compreensão para líderes. Mas muitas vezes pouco utilizada no sentido real de seu significado. Delegar vai além de passar a responsabilidade de uma determinada tarefa ou função para outra pessoa, pois exige prática, paciência e muita percepção para com o outro.

Para delegar com êxito, primeiramente precisamos saber exatamente o que será delegado. Precisamos ter em mente qual resultado que desejamos no final e garantir que a pessoa para qual estamos delegando determinada tarefa ou função tenha total entendimento sobre o que esperamos quanto a tarefa a ser realizada.

É importante também que esta pessoa tenha uma percepção sistêmica do ambiente e da tarefa, pois erros de percurso podem ocorrer e se ocorrerem deverão ser contornados da melhor forma, como se quem delegou estivesse na execução.

Mas como delegar?

Segue algumas dicas que podem lhe ajudar a responder esta pergunta:

Identifique se as pessoas estão preparadas

Certifique-se que a pessoa que vai receber uma função seja ela qual for, está preparada para executar determinada função. Ou seja antes de delegar treine sua equipe.

Tenha claro para você o que quer e qual resultado espera

Saber exatamente o que quer e qual resultado espera é importante para passar as informações na hora de delegar. Pois se nem você sabe exatamente o que deseja, como poderá delegar para alguém e cobrar depois?

Tenha uma comunicação assertiva para delegar

Para que as tarefas delegadas tenham o êxito que você espera, como se fosse você que estivesse executando, é muito importante se ater na comunicação. Lembrando que a responsabilidade de uma comunicação é do emissor que tem sempre que checar quando está delegando se a pessoa que recebe a tarefa entendeu o que precisa ser feito e qual resultado que você espera.

Já pensou isso desta forma?

Fico por aqui, precisando de algo conte comigo.

Coach Sandro Ferrari

Publicado por

Sandro Ferrari

Coach, Consultor e Pesquisador. Mestre em Administração.Especialista no desenvolvimento de líderes. Minha missão é desenvolver profissionais para que gerem melhores resultados.